Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

FTI - Fast Track to Innovation

O instrumento piloto Fast Track to Innovation (FTI) dirige-se a propostas de ações de inovação ligadas a qualquer área de tecnologia. As calls FTI estão abertas em permanência (com a primeira cut-off date em 2015) e com uma aproximação bottom-up.

Qualquer entidade jurídica pode participar e as propostas podem ser apresentadas em qualquer altura. A Comissão determinará três datas-limite por ano para avaliar as propostas. O tempo entre a cut-off date e a assinatura do contrato não pode exceder seis meses. O número máximo de entidades jurídicas que podem participar numa ação é 5. O montante de financiamento não deve exceder 3 milhões de euros.

As propostas devem ser classificadas de acordo com o impacto, a qualidade e a eficiência da execução e excelência, com o critério de impacto a ter o maior peso. Fatores como a situação competitiva internacional devem ser tidos em devida conta quando se avalia o impacto de uma proposta a fim de permitir flexibilidade de acordo com as diversas especificidades em diferentes campos de investigação.

MAPA GERAL DO SITE