Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

IMI - Iniciativa Tecnológica Conjunta sobre Medicamentos Inovadores

Orçamento: 1,73 mil milhões EUR (contribuição da Comissão Europeia) + 1,73 mil milhões EUR (contribuição privada da indústria) – a confirmar

Um dos objetivos do Horizonte 2020 é fortalecer a indústria europeia através de uma ação de apoio à investigação e inovação num espetro alargado de setores industriais. Em particular, o Horizonte 2020 continuará a estimular parcerias público-privadas em investigação e inovação para ajudar a resolver alguns dos principais desafios enfrentados pela Europa, incluindo no setor da saúde pública. O nível de investimento relativamente baixo no setor das biotecnologias (face a regiões concorrentes), combinado com o modelo fragmentado e fechado de inovação no desenvolvimento de medicamentos na Europa e a complexidade do processo, funciona como um desincentivo à assunção de riscos por parte da indústria. A natureza dos desafios científicos é tal que os dados devem ser partilhados por várias partes interessadas. A IMI-2 será configurada e estabelecida com base na experiência e ensinamentos retirados com a IMI, estabelecida em 2008 no âmbito do 7º PQ de I&DT.

O objetivo geral da IMI-2 é melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos europeus proporcionando meios de diagnóstico e tratamentos novos e mais eficazes, contribuindo simultaneamente para salvaguardar a futura competitividade internacional das indústrias europeias nos domínios bio farmacêutico e das ciências da vida, nomeadamente diagnósticos, vacinas, imagiologia, biomédica e tecnologias da informação no domínio da medicina.

A Empresa Comum IMI-2 concretizará os objetivos do Programa-Quadro Horizonte 2020, em especial os definidos no desafio societal “Saúde, alterações demográficas e bem-estar”, e procurará dar resposta aos desafios de saúde pública identificados no relatório da Organização Mundial de Saúde sobre os medicamentos prioritários para a Europa e para o mundo.

 

Objetivos específicos (linhas investigação e Inovação)
Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

As PME com capacidade de investigação constituem um dos principais motores económicos em setores como as tecnologias médicas, biotecnologia, e na prestação de cuidados de saúde. Reconhecendo o seu potencial inovador, o Horizonte 2020, e nomeadamente a IMI-2, irá proporcionar múltiplas oportunidades de financiamento para as PME e empresas mid-cap (empresas de média capitalização de crescimento rápido e inovadoras, anteriormente não elegíveis a financiamento pela IMI), através de colaborações em I&DT com o meio académico e a indústria envolvida. Algumas destas oportunidades surgirão em áreas como o desenvolvimento de novas terapias, de novos bio marcadores de diagnóstico ou tratamento, ou nos setores da imagiologia e das tecnologias da informação e comunicação ao serviço da saúde.

MAPA GERAL DO SITE