Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

EURATOM Fusão

Orçamento: 1,06 mil milhões EUR (44,86% do orçamento do Euratom)

O Programa Euratom de Investigação e Formação (2014-2018) diz respeito a atividades de investigação no domínio da energia nuclear (fusão e fissão) e da proteção contra radiações. O Tratado Euratom limita a 5 anos a duração dos programas de investigação no domínio nuclear. Por conseguinte, a vigência da legislação proposta termina no final de 2018. O objetivo geral do Programa Euratom é melhorar a segurança nuclear nas suas vertentes intrínsecas (safety) e extrínseca (security) e a proteção contra radiações, bem como contribuir para a descarbonização a longo prazo do sistema energético de uma forma segura e eficiente.

Com a assinatura do Acordo sobre o Estabelecimento da Organização Internacional de Energia de Fusão ITER para a Realização Conjunta do Projeto ITER, a comunidade comprometeu-se a participar na construção do ITER e na sua futura exploração. Para que a fusão se venha a tornar uma opção credível para a produção comercial de energia, é necessário em primeiro lugar concluir com êxito e atempadamente a construção do ITER e dar início à sua atividade. Em segundo lugar, é necessário estabelecer um roteiro ambicioso, mas realista, para a produção de eletricidade até 2050. A concretização desses objetivos exige que o programa europeu de fusão seja reorientado. Importa colocar mais a tónica nas atividades de apoio ao ITER. Esta racionalização deve ser obtida sem pôr em perigo a liderança europeia da comunidade científica no domínio da fusão.

 

Atividades (linhas investigação e Inovação)

 

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

Implementação ou apoio à gestão de conhecimentos e à transferência de tecnologias de investigação para a indústria, explorando todos os aspetos inovadores da investigação.
Promoção da inovação, nomeadamente através do acesso aberto a publicações científicas e a uma base de dados para a gestão e difusão dos conhecimentos, e a promoção de temas tecnológicos em programas educativos.

MAPA GERAL DO SITE