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Programa Quadro de I&DT

Clean Sky - Iniciativa Tecnológica Conjunta para a Aeronáutica

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Orçamento: 1,8 mil milhões EUR (contribuição da Comissão Europeia) + 2,2 mil milhões EUR (contribuição in-kind)

A Iniciativa Tecnológica Conjunta Cleansky (JTI-CleanSky) teve início no 7ºPQ e terá uma extensão para o H2020 denominada de JTI-CleanSky2. Esta extensão permite alargar o horizonte de desenvolvimento e integração de novas tecnologias até 2020 com o objetivo de atingir as metas propostas pelo Advisory Council for Aviation Research and Innovation in Europe (ACARE) na sua Strategic Research and Inovation Agenda 2050 (SRIA2050).

A JTI-Cleansky mostrou ter uma efetiva capacidade de construção de cadeias de valor acrescentado a nível europeu (reunindo mais de 570 participantes) e mostra perfil de participação maioritariamente virado para a componente industrial, com 59% de retorno, e com a maior fatia retida pelas PME (38%).

O CleanSky2 congrega os fundos europeus de I&D&I para apoio a atividades de nível 3 (TRL mais elevado, isto é, atividades mais próximas do mercado) para o setor aeronáutico, para as quais a indústria europeia defronta uma forte concorrência internacional. O Cleansky2 continua os esforços iniciados com o CleanSky, mas acrescenta objetivos mais ambiciosos:

O CleanSky2 tem assim por desafio alargar o âmbito de trabalho do CleanSky de forma a dar um salto qualitativo do nível dos componentes (Integrated Technology Demonstrators - ITD) para as plataformas integradoras (Integrated Application Demonstation Platforms - IADP), testando, em voo, diversas configurações inovadoras e permitindo assim um salto inovador a tempo da construção da próxima geração de aeronaves que irá substituir a atual frota.

 

Orçamento

A JTI-CleanSky2 é uma ferramenta de apoio à inovação e competitividade da indústria europeia do setor e tem um orçamento de 4000 M€ (contra 1600 M€ no anterior Cleansky). A JTI CleanSky2 é financiada pela Comissão Europeia (contribuição líquida) em 45% e pela Indústria Europeia em 55% (contribuição in-kind), contra 50%-50% no anterior Cleansky. Este orçamento é dividido em 3 parcelas: 40% destinado aos membros fundadores, 30% destinado a core partners (parceiros consorciados escolhidos por concurso e com capacidade de investimento acima dos 10 M€) e 30% destinado a concursos abertos a parceiros europeus.

 

Estrutura

O Cleansky2 mantem a mesma estrutura de JTI (PPP entre Comissão e consórcio industrial) agora com 16 membros fundadores (12 no anterior Cleansky), líderes europeus no setor. Os membros fundadores são responsáveis pelo desenho e implementação do roadmap CleanSky2 e responsabilizam-se por atividades orçamentadas em 50 M€ (25 M€ investimento in-kind).

Para além dos 16 membros fundadores, o Cleansky2 integrará, no segundo nível, um número significativo de core partners (~50) do setor (empresas, clusters industriais, institutos de investigação), partilhando cada uma responsabilidade mínima de 10 M€ (5 M€ investimento in-kind). Num terceiro nível o Cleansky2 contará com a participação de uma larga rede de partners europeus (estimados > 700). A participação dos core partners e partners será por via de concursos competitivos com as mesmas regras do H2020, com a exceção que se admitem candidaturas mono-parceiro (no H2020 o mínimo são 3 parceiros de 3 países).
Os 14 membros fundadores Cleansky2 irão repartir entre si a responsabilidade pelo desenho, liderança e gestão dos 9 módulos Cleansky2 (3 IADP, 3 ITD, 2 Atividades Transversais e 1 Avaliador Tecnológico) com a seguinte distribuição:

Large Passenger Aircraft IADP (LPA)

Demonstração em alto TRL das melhores configurações para os objetivos ambientais SRIA 2050, tendo em vista as necessidades de mercado e competitividade do produto final. Teste e validação de tecnologias desenvolvidas no CleanSky (sistemas propulsão CROR), laminaridade híbrida nas asas e caudas do avião e próxima geração de cabinas e cockpit.

Regional Aircraft IADP (REG)

Integrar e validar a nível do avião regional, tecnologias promissoras ou previamente desenvolvidas no Cleansky, de forma a diminuir o risco integração na próxima geração de aeronaves. Os objetivos deste IADP sobem na escala de complexidade, relativamente ao anterior modulo CleanSky GRA.

Fast Rotorcraft IADP (FRC)

Este IADP tem por objetivos o desenho, construção e teste em voo de 2 demonstradores independentes para as próximas gerações de aeronaves: Tiltrotor demonstrator NextGenCTR;  Compound Rotorcraft.

Airframe ITD (AFR)

Para atingir os objetivos definidos no SRIA 2050 em termos de redução de CO2, consumo e ruido, e para permitir uma efectiva liderança e crescimento no mercado mundial será necessária uma melhoria significativa do nível estrutural das aeronaves. No CleanSky2 aprofunda-se o desenvolvimento de tecnologia essencial e de configurações para maior eficiência estrutural, soluções inovadoras/disruptivas para maior eficiência, fuselagens com otimização de volume, peso, custo e redução do impacto ambiental.

Engines ITD (ENG)

O Cleansky confirmou ter atingido níveis de TRL 6 e reduções de 15% de CO2, de 60% em NOX e de 6dB no ruido, valores relativos a 2000. Mas tais valores correspondem apenas a 75% dos objetivos ACARE. Para o CleanSky 2 pretende-se validar geometrias mais radicais de motores independentemente da sua maturidade para entrada no mercado. 

Systems ITD (SYS)

Desenho e desenvolvimento de equipamento, sistemas e teste integrado (até TRL5), nas áreas de ambiente no cockpit, gestão de missão, computadores de bordo e redes, sistemas inovadores nas asas (WIPS, sensores e atuadores), trem de aterragem e sistemas elétricos. Pretende-se ainda a customização e integração dos sistemas individuais nos demonstradores integrados (IADPs).

Eco-design (ECO)

Módulo dedicado ao desenho de um roadmap de excelência envolvendo todo o seu ciclo de vida das aeronaves europeias.

Small Air transport (SAT)

No Cleansky2 inclui-se uma nova iniciativa SAT defendendo as atividades de inovação dos fabricantes europeus da pequena aviação (aeronaves até 19 passageiros) e para transporte de carga. Este módulo é especialmente relevante para indústria (particularmente PMEs), universidades e institutos de investigação.

Technology Evaluator (TE)

O Cleansky2 considera essencial manter um  módulo dedicado a avaliação tecnológica e de impacto, de forma a avaliar o potencial das tecnologias desenvolvidas a bordo do CleanSky2 desde o nível da aeronave até ao nível do aeroporto.

 

 

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