Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

ECSEL - Iniciativa Tecnológica Conjunta sobre Componentes e Sistemas Eletrónicos

Orçamento: 4,82 mil milhões EUR (2014 – 2020)

Os componentes e sistemas eletrónicos são essenciais no cenário industrial Europeu. Estão na base do produto e da inovação da produtividade em toda a economia e desempenham um papel fundamental para enfrentar os desafios da sociedade.

Os novos Componentes e Sistemas Eletrónicos para a Liderança Europeia (ECSEL), da Iniciativa Tecnológica Conjunta (JTI), é uma incorporação da JTI ARTEMIS em sistemas embebidos e da JTI ENIAC em nano eletrónica. Os componentes e sistemas eletrónicos, tais como semicondutores e chips, são essenciais para todos os produtos e serviços digitais. Eles apoiam a inovação e competitividade em todos os setores económicos: carros, aviões, comboios, equipamentos médicos e de saúde, eletrodomésticos, redes de energia e sistemas de segurança, todos beneficiarão da capacidade europeia e da capacidade de projetar e fabricar o estado da arte em componentes e sistemas eletrónicos.

 

Atividades (linhas investigação e Inovação)
Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

A ECSEL vai ajudar a superar obstáculos ao desenvolvimento efetivo da investigação e inovação nesta área, atrair o investimento privado e facilitar a participação de atores envolvidos na investigação.

Para isso, a ECSEL vai definir uma agenda estratégica de investigação e inovação de longo prazo para a indústria, desenvolver a massa crítica necessária, facilitar a alavancagem do investimento privado, facilitar a partilha de conhecimento, reduzir os riscos, custos e tempo de mercado.
MAPA GERAL DO SITE