Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

BBI - Iniciativa Tecnológica Conjunta para as Bioindústrias

Orçamento:
Contribuição pública (UE): 975 milhões EUR (proveniente do Horizonte 2020)
Contribuição privada (Consórcio de Bioindústrias): 2,7 mil milhões EUR

Desafio Societal

As bioindústrias (BBI) são indústrias que utilizam recursos biológicos renováveis para a produção de bio produtos e biocombustíveis. A produção tem geralmente lugar em bio refinarias e assenta frequentemente em processos de base biológica.

A JTI BBI pretende associar os conhecimentos e a investigação aos produtos comerciais de base biológica, fazendo pleno uso do conhecimento científico e tecnológico europeu. Pretende desenvolver novas e competitivas cadeias de valor de base biológica, que substituam a necessidade dos combustíveis fósseis, e tenham um forte impacto no desenvolvimento rural.

Esta JTI incidirá principalmente na transformação de partes não comestíveis de plantas (p. ex. madeira, resíduos agrícolas e florestais) e resíduos biodegradáveis em bio produtos e biocombustíveis.

A JTI BBI terá como principais objetivos:

Criar centrais de bio refinação emblemáticas que implantem as tecnologias e modelos empresariais para materiais, produtos químicos e combustíveis de base biológica e demonstrem melhorias em termos de custos e desempenho para níveis competitivos com as alternativas à base de combustíveis fósseis.

Atividades (linhas investigação e Inovação)

A JTI BBI irá focalizar-se em três vertentes principais de atividades:

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

As bioindústrias são uma pedra angular da bioeconomia da UE em termos de geração de crescimento e emprego, prevendo-se que se desenvolvam mais rápida e substancialmente do que os setores mais tradicionais da bioeconomia.

Esta JTI irá criar novos postos de trabalho e crescimento económico, principalmente nas regiões rurais, permitindo aos agricultores a diversificação das suas receitas e oferecendo aos cidadãos europeus novos produtos, sustentáveis e produzidos localmente.

Os parceiros industriais desta JTI fazem parte do Consórcio de Bioindústrias (BIC), que envolve atualmente cerca de 50 empresas, clusters e outras organizações de uma ampla gama de setores (p. ex. agrícola, agroalimentar, biotecnologia, florestal, papel e celulose, produtos químicos e energia), liderando equipes de investigação, PME e outros participantes.

MAPA GERAL DO SITE