Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

INFRAESTRUTURAS - Infraestruturas de Investigação Europeias, Incluindo Infraestruturas Eletrónicas

Orçamento: 2,49 mil milhões EUR (2014 - 2020)

O objetivo específico é dotar a Europa de infraestruturas de investigação de classe mundial, acessíveis a todos os investigadores e explorar todo o potencial para o avanço científico e inovação.

Infraestruturas de investigação de ponta são crescentemente complexas e custosas, frequentemente requerendo integração de diferente equipamento, serviços e fontes de dados e colaboração transnacional intensa. Nenhum país tem, sozinho, os recursos para financiar todas as infraestruturas de investigação de que precisa. No contexto Europeu foram feitos grandes progressos com o desenvolvimento contínuo e a implementação do Roteiro ESFRI, integrando e abrindo infraestruturas nacionais e desenvolvendo infraestruturas digitais. As redes de infraestruturas de investigação pela Europa fortalecem a sua base humana providenciando formação de classe mundial para uma nova geração de investigadores e engenheiros e promovendo colaboração interdisciplinar. Sinergias com as ações Marie Sklodowska Curie são encorajadas.

O desenvolvimento e uso das infraestruturas de investigação à escala Europeia serão contributos significativos para a integração do Espaço Europeu de Investigação. Enquanto que o papel dos Estados-membros permanece central para o desenvolvimento e financiamento das infraestruturas de investigação, a União tem um papel importante ao apoiar infraestruturas ao nível Europeu, encorajando a articulação entre infraestruturas, promovendo a emergência de novas infraestruturas integradas, abrindo e apoiando o acesso nacional às infraestruturas Europeias, certificando-se que as políticas internacionais, Europeias, nacionais e regionais são consistentes e coerentes.

As TIC têm estado a transformar a ciência permitindo colaboração remota, processamento de grandes quantidades de dados, experimentação in silico e acesso a fontes distantes. A investigação é hoje eminentemente transnacional e interdisciplinar, requerendo o recurso às infraestruturas digitais supranacionais. As eficiências de escala e âmbito conseguidas através da dimensão Europeia na construção, utilização e gestão de infraestruturas, incluindo as digitais, serão um contributo significativo para promover o potencial de investigação e inovação na Europa e tornar a União mais competitiva ao nível internacional.

 

Actividades (linhas investigação e Inovação)

As atividades têm como objetivo desenvolver as infraestruturas Europeias para 2020 e além desta data, promovendo o potencial humano e de inovação e reforçando a política de infraestruturas de investigação Europeia.

 

 

Benefício para a indústria e PMEs

A participação da indústria, incluindo PMEs é prevista em todas as ações do programa infraestruturas de investigação, com ênfase para as atividades de integração de infraestruturas de investigação já existentes, em todas as áreas científicas, onde a interação com a indústria para a promoção da inovação é vista como imprescindível.

MAPA GERAL DO SITE