Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

SWAFs - Ciência com e para a Sociedade

Orçamento: 0,46 mil milhões EUR (2014 - 2020)

O objetivo é construir uma cooperação efetiva entre a ciência e a sociedade, recrutar novos talentos para a ciência e promover o desenvolvimento científico de excelência a par com responsabilidade e envolvimento da sociedade.
A força do sistema científico e tecnológico Europeu dependem da sua capacidade para atrair talento e ideias onde quer que eles existam. Isto só pode ser conseguido através de um diálogo frutífero e cooperação ativa entre a ciência e sociedade, assegurando assim uma ciência mais socialmente responsável e permitindo o desenvolvimento de políticas mais relevantes para os cidadãos. Rápidos avanços na investigação e inovação científicas levaram a um aumento das questões éticas, legais e sociais que afetam a relação entre ciência e sociedade. Melhorar a cooperação entre ciência e sociedade para permitir um apoio social e político mais amplo à ciência e tecnologia em todos os estados membros é um assunto de importância crescente, exacerbado pela atual crise económica. Investimento público em ciência requere que a sociedade e os policy-makers em geral partilhem os valores da ciência, e que estejam a par e envolvidos nos seus processos, reconhecendo assim mais facilmente as suas contribuições para o conhecimento, para a sociedade e para o desenvolvimento económico.

 

Atividades (linhas investigação e Inovação)

O foco das atividades será em:

Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

A participação da indústria, incluindo PME, é prevista em todas as ações do programa, nomeadamente através do envolvimento de empresas no desenvolvimento de processos que contribuam para investigação e inovação responsáveis.

MAPA GERAL DO SITE