Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

EURATOM Fissão

Orçamento: 0,47 mil milhões EUR (19,68% do orçamento do Euratom)

O Programa Euratom de Investigação e Formação (2014-2018) diz respeito a atividades de investigação no domínio da energia nuclear (fusão e fissão) e da proteção contra radiações. O Tratado Euratom limita a 5 anos a duração dos programas de investigação no domínio nuclear. Por conseguinte, a vigência da legislação proposta termina no final de 2018.

O objetivo geral do Programa Euratom é melhorar a segurança nuclear nas suas vertentes intrínsecas (safety) e extrínseca (security), a proteção contra radiações, bem como contribuir para a descarbonização, a longo prazo, do sistema energético, de uma forma segura e eficiente.

As ações indiretas do Programa Euratom  Fissão Nuclear e Proteção Radiológica têm como principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento de soluções de gestão dos resíduos nucleares finais; promoção da proteção contra radiações; promoção da inovação e da competitividade da indústria e garantia da disponibilidade e utilização de infraestruturas de investigação de relevância pan-europeia.

 

Objetivos específicos (linhas investigação e Inovação)
Oportunidades/benefícios para as Empresas (PME incluídas)

Implementação ou apoio à gestão de conhecimentos e à transferência de tecnologias de investigação para a indústria, explorando todos os aspetos inovadores da investigação.
Promoção da inovação, nomeadamente através do acesso aberto a publicações científicas e a uma base de dados para a gestão e difusão dos conhecimentos, e a promoção de temas tecnológicos em programas educativos.

MAPA GERAL DO SITE