Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

Noticias


Ernesto Morgado recebe empréstimo ao abrigo do Risk Sharing Instrument.

02-02-2015

O Instrumento de partilha de riscos (RSI) permitiu à Ernesto Morgado, SA, financiar o desenvolvimento de novos produtos através de um empréstimo no valor de 500 mil euros.

A empresa Ernesto Morgado, SA, é a fábrica de arroz mais antiga de Portugal. Localizada no Vale do Mondego, é, desde 1920, um importante operador no descasque e branqueamento de arroz. Na última década, a empresa (58 pessoas) levou a cabo um processo de modernização e racionalização: restruturou e formou toda a sua força de trabalho, criou novos departamentos, recrutou pessoas de elevadas qualificações e dispõe hoje de um dos mais avançados dispositivos industriais da Europa.  

Um ambicioso processo de I&D lançado pela empresa - possível pelo investimento em tecnologia, processos eficientes, quadros de excelência, parcerias com Universidades portuguesas e estrangeiras e participação ativa em projetos europeus, - permitiu ganhar novas competências e desenvolver uma vasta gama de novos produtos à base de arroz. Este processo foi iniciado com uma análise SWOT que permitiu identificar uma série de ameaças e oportunidades no mercado do arroz e indicou a necessidade estratégica de melhorar a  eficiência operacional e atingir novos padrões de qualidade e segurança alimentar, criando, ao mesmo tempo, fatores diferenciadores que acrescentam valor aos produtos. Este reposicionamento da empresa teve os efeitos desejados.

O empréstimo da linha FEI de 500 mil Euros obtido junto do BPI em 2013 foi importante para permitir, não só continuar o investimento em I&D, como também intensificá-lo.

Site


Voltar à lista de noticias
MAPA GERAL DO SITE