Gabinete de Promoção do
Programa Quadro de I&DT

Outros Eventos

Key Enabling Technologies for Regional Growth: synergies between Horizon 2020 and ESIF
06-05-2015 (webstreaming)  

A Workshop "KETs for regional growth: Synergies between Horizon 2020 and ESIF", que decorre no próximo dia 06/05/2015 (em Bruxelas), tem como objetivo encorajar o diálogo ativo e a troca de ideias entre os atores-chave das tecnologias facilitadoras essenciais (Key Enabling Technologies – KETs) e as autoridades nacionais/regionais responsáveis pela gestão dos fundos estruturais e:

  1. Aumentar a sensibilização para as KETs (materiais avançados, nanotecnologia, micro- e nano-electrónica, biotecnologia industrial, fotónica e processos de produção avançados) como força motriz para a competitividade industrial nas regiões.
  2. Estimular a interação para melhorar as sinergias, através do envolvimento dos participantes em discussões durante as sessões paralelas.
  3. Apresentar exemplos de regiões que identificaram KETs como prioridades e promover a cooperação inter-regional.
  4. Explorar a forma como os novos instrumentos podem ajudar a resolver os problemas e as limitações atuais.
  5. Identificar as principais barreiras que os atores-chave do H2020 e as autoridades nacionais/regionais têm na promoção de sinergias. 


A Comissão Europeia incentiva fortemente as sinergias entre o H2020 e os Fundos Estruturais e de Investimento (ESIF) no mesmo projeto, em projetos sucessivos ou em projetos paralelos apresentem complementaridades. As tecnologias facilitadoras essenciais (KETs) são relevantes para um conjunto de aplicações e de setores industriais tendo-se consubstanciado em prioridades para várias regiões europeias na medida em que apresentam um elevado potencial para a exploração de sinergias entre mecanismos de financiamento.

O evento é organizado pela Comissão Europeia em colaboração com o Comité das Regiões.

Poderá assistir remotamente ao evento através de webstreaming.
 

 

Voltar à lista de eventos

Outros eventos anteriores a Setembro de 2013 podem ser consultadas no website anterior do GPPQ.

MAPA GERAL DO SITE